Informações: +55 (83) 2101-1225 | 1221
04 a 06 de dezembro de 2019
CAMPUS DA UFCG
CAMPINA GRANDE - PARAÍBA

 

Anais do Evento

APRESENTAÇÃO

O Seminário Nacional sobre Ensino de Língua Materna, Estrangeira e de Literaturas (SELIMEL) é um evento bienal realizado pelo Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino e pela Unidade Acadêmica de Letras (UAL) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Esse evento nasceu em 1997 da iniciativa de Professores dos Cursos de Especialização, vinculados ao Departamento de Letras do Campus II da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Com a transformação daquele campus em UFCG, os Professores da UAL, juntamente com o Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino (PPGLE), deram continuidade à realização deste Seminário.

 Esta edição comemora dupla conquista para Campina Grande.  Primeiro, os 40 anos dos cursos de Licenciatura em Letras que nasceram da visionária gestão do Reitor Lynaldo Cavalcanti.  Em 1979, foi proposta a criação dos cursos de Licenciatura em Letras com habilitação em vernáculo, Inglês e Francês e suas respectivas literaturas no Campus II da UFPB que até então contava apenas com cursos de Engenharia e Medicina.  O primeiro vestibular deu-se em 1980 e a primeira turma formou-se em 1983. Hoje, além desses, a Unidade Acadêmica de Letras oferta Letras: Espanhol, Libras e Letras Francês-Português.  Esses cursos são referência na formação de professores em todo o Nordeste.  Entre seus egressos vários são professores da UAL.  A segunda conquista diz respeito aos 15 anos do PPGLE, um dos 5 Programas de Pós-graduação no Brasil, na modalidade acadêmico, a problematizar as relações entre linguagem e ensino. Ao longo de sua existência, o Programa formou 265 mestres que atuam tanto na rede básica de educação como no ensino superior.

 Inserido nessa realidade, o XI SELIMEL tem por objetivo promover o diálogo entre os estudos literários, linguísticos e áreas afins, com vistas a aprofundar o diálogo sobre o papel da linguagem nas mais distintas formas de participação do cidadão em contextos, sejam eles de ensino ou de efetiva construção e desenvolvimento social. Nesta edição, o evento tem como tema LINGUAGENS, ENSINO E PARTICIPAÇÃO SOCIAL; a partir dele serão desenvolvidas conferências, mesas redondas, minicursos, grupos de trabalho e sessões de pôsteres digitais, com a participação de pesquisadores, membros de grupos de pesquisa de várias IES, discentes de graduação e pós-graduação, bem como profissionais da educação básica.

 O evento foi realizado no período de 04 a 06 dezembro de 2019. Promovido pela UAL/UFCG e pelo PPGLE, e contou com apoio da Direção do Centro de Humanidades, das Pró-Reitorias de Administração, de Ensino e de Pós-Graduação e Pesquisa, da UFCG e da Editora da UFCG (EDUFCG).

 Os anais do evento contam com trabalhos integrais resultantes das apresentações de pesquisa em andamento ou concluídas distribuídos em dezesseis Grupos de Trabalhos (GTs) e  divulgação de relatos de experiência e relatos de pesquisa em painéis digitais (PDs). A comissão organizadora agradece aos participantes e colaboradores que se dedicaram a fazer mais um SELIMEL reforçando o princípio de que a produção acadêmica da universidade pública é fundamental para fortalecer a participação social democrática.

Denise Lino de Araujo
Márcia Candeia Rodrigues
Márcia Tavares


Clique no nome do trabalho para baixar a versão completa.
GT Título Autor e Coautor(es)
GT11 O LETRAMENTO LITERÁRIO NA ESCOLA ATRAVÉS DA LITERATURA INFANTO JUVENIL DE JOSÉ LINS DO RÊGO ADELMO PEREIRA DOS SANTOS
Coautores:
  • HERMANO DE FRANÇA RODRIGUES
GT9 O ESTUDO DE NEOLOGISMOS NA LÍNGUA PORTUGUESA A PARTIR DE DADOS DIGITAIS ADÍLIO JUNIOR DE SOUZA
Coautores:
  • FRANCISCO ALEXANDRE
Relato de Pesquisa O USO DO GÊNERO QUADRINHO EM UMA COLEÇÃO DE LIVRO DIDÁTICO DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMPREESÃO LEITORA. ADINATAN SILVA SANTANA
GT1 UM OLHAR PARA AS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NA EJA ADRIANA RIBEIRO DE LIMA DOS SANTOS
Coautores:
  • MARIA DE FÁTIMA SOUZA AQUINO
GT17 MEMÓRIA E IDENTIDADE CULTURAL NO CONTO VALENTINA DA OBRA VEAN VÉ, MIS NANAS NEGRAS DE AMALIA LÚ POSSO FIGUEROA ÁKYLA MAYARA ARAÚJO CAMÊLO
GT6 ABORDAGENS TEÓRICAS SOBRE A LEITURA: DA PERSPECTIVA COGNITIVA AO INTERACIONISMO SOCIODISCURSIVO ALACHERMAM ESTEVAM
Coautores:
  • MARIA DE FÁTIMA ALVES
Relato de Pesquisa O ENSINO DE LITERATURA E A FORMAÇÃO DE LEITORES: UMA PROPOSTA A PARTIR DE “OUTROS PASSAROS E BICHOS – NA VOZ DE POETAS POPULARES” E “A ARCA DE NOÉ” ALAN NASCIMENTO RODRIGUES
Coautores:
  • MYLENA DE LIMA QUEIROZ
Relato de Experiência O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NA PERSPECTIVA DE INTEGRAÇÃO DAS QUATRO HABILIDADES ALBERTO NASCIMENTO NEVES DA SILVA
Coautores:
  • JOSIANE FERNANDES DE OLIVEIRA
  • WALQUIRIA DA CUNHA SILVA
Relato de Experiência O GÊNERO MINICONTO NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA FERRAMENTA PARA O ENSINO DE ESCRITA ALEXANDRE TOMAZ DA SILVA
Coautores:
  • SONALY KEILA G DE OLIVEIRA
Relato de Experiência LITERATURA E OUTRAS ARTES: UMA PROPOSTA COM SEQUÊNCIA EXPANDIDA ALÍCIA LIMA PASCOAL
Coautores:
  • VANESSA SANTOS DA SILVA
Relato de Experiência O USO DO DIÁRIO REFLEXIVO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM DIÁLOGO ENTRE NEUROCIÊNCIA, EDUCAÇÃO E LINGUÍSTICA APLICADA ANA CLÁUDIA DA SILVA EVARISTO
Relato de Experiência CORDELANDO CORDÕES RÍTMICOS ANA CRISTINA GUEDES DE ARAÚJO
Coautores:
  • RAYANA MELO BARBOSA
GT10 O USO DO CORDEL DIGITAL COMO SUPORTE DE ENSINO DE LITERATURA POPULAR PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II ANDRE LUIZ DA SILVA SILVA
Relato de Experiência UM RELATO SOBRE A LEITURA, A COMPREENSÃO E A PRODUÇÃO TEXTUAL NO CONTEXTO ESCOLAR ANDREANE PEREIRA DE OLIVEIRA
Coautores:
  • SAMUEL IGOR RABELO CRUZ
  • ANTONIETA BURITI DE SOUZA HOSOKAWA
GT17 BOLAÑO E O MAL NA LITERATURA: MORTE(S) E FANTASMAGORIA EM A PARTE DOS CRIMES ANTONIO CARLOS BATISTA DA SILVA NETO
GT9 REGÊNCIA NOMINAL NO LIVRO DIDÁTICO TELÁRIS DO 8º ANO: ANÁLISE E PROPOSTA ANTONIO LEONEL FERREIRA DE SOUSA
Coautores:
  • MARIA LEANDRA RIBEIRO CAVALCANTE
GT7 ESTRATÉGIAS DE LEITURA NO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL COM O GÊNERO DISCURSIVO TIRINHA AUCILENE ALVES DE MORAIS
Coautores:
  • CARLA ALECSANDRA DE MELO BONIFÁCIO
GT5 LOCALIZAÇÃO DE GAMES: INTRODUÇÃO À LOCALIZAÇÃO E SUAS CARACTERÍSTICAS BRENDA TRIANDAFELEDIS
Relato de Experiência LITERATURA DE CORDEL, MEMÓRIA E EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA: AÇÕES DE EXTENSÃO PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES BRUNA TARGINO DIAS GARCIA
Coautores:
  • PHELIPPE MESSIAS DE OLIVEIRA MOREIRA
  • YASMIN DE ANDRADE ALVES
GT7 A PRÁTICA DE LEITURA EM SALA DE AULA ATRAVÉS DOS SENTIDOS DO GÊNERO DISCURSIVO CHARGE CARLA ALECSANDRA DE MELO BONIFÁCIO
Coautores:
  • LUCÉLIA DE ALBUQUERQUE MELO CRUZ
Relato de Experiência RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO: LÍNGUA E LITERATURA NO ENSINO FUNDAMENTAL CAROLAINE MARINHO DA SILVA
GT17 UM MANIFESTO: A DENÚNCIA DAS VIOLÊNCIAS SIMBÓLICA E FÍSICA CONTRA A COMUNIDADE LGBTQ+ NOS QUADRINHOS DE WES NUNES CAROLINNE TAVEIRA DE MELO
GT7 REPRESENTAÇÕES SOBRE A PRÁTICA DE ENSINO DA ESCRITA: A ADOÇÃO DE UMA PERSPECTIVA PROCESSUAL E INTERATIVA NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL CÍCERO GABRIEL DOS SANTOS
GT10 INVERNO EM SALA DE AULA: VIVÊNCIA COM UM POEMA DE JORGE DE LIMA NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO CLAUDENICE SILVA SOUZA
Relato de Experiência GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE ESCRITA CLÉCIA VITÓRIA ARAÚJO DA SILVA
Coautores:
  • YAMINNE DINIZ FELINTO
GT11 LIVROS DE IMAGENS PARA JOVENS: LEITURAS DE VAZIO, DE CATARINA SOBRAL CRISTINA DUARTE
Coautores:
  • GIRLENE MARQUES FORMIGA
  • MARIA BETÂNIA PEIXOTO MONTEIRO DA ROCHA
Relato de Pesquisa O ADVÉRBIO DE NEGAÇÃO CONSTRUINDO SENTIDO NO TEXTO DANYELLE GALVÃO SOUSA
Relato de Experiência DAS CONVERSAS À CONVERSA: EXPERIÊNCIA COM REFLEXÃO E SISTEMATIZAÇÃO DE CONHECIMENTOS EM ENTREVISTA NA LICENCIATURA EM LETRAS DENISE LINO DE ARAÚJO
Coautores:
  • JULIANA MARCELINO SILVA
  • ANA CAROLINA GUEDES DO NASCIMENTO COSTA
GT7 O DISCURSO DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS COMO PARTE INTEGRANTE DO PROCESSO EMANCIPATÓRIO DE JOVENS DE ORIGEM POPULAR. DRIELY XAVIER DE HOLANDA
GT3 O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA E O AUTISMO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES EDIJANE MAÍLA MARTINS DA SILVA
GT1 O GÊNERO AUTOBIOGRAFIA COMO POSSIBILIDADE PARA O LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EDILSON BARBOSA MARTINS
Coautores:
  • JOSEVAL DOS REIS MIRANDA
Relato de Experiência DA TEORIA À PRÁTICA: RELATO DE UMA PROFESSORA DE LÍNGUA PORTUGUESA EM FORMAÇÃO EDVANIA AGUIAR BARBOSA
GT13 A CRIAÇÃO IDEOLÓGICA E O TRAUMA SOBRE O CASAMENTO EM A PORTA E O VENTO, DE JOSÉ BEZERRA GOMES ELDIO PINTO DA SILVA
GT6 A LEITURA CRÍTICA COMO POSSIBILIDADE PARA A DESCONSTRUÇÃO DE ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO ELIANA CÉSAR RODRIGUES GUEDES
Coautores:
  • JOSEVAL DOS REIS MIRANDA
Relato de Experiência METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE LP: O JOGO DE TABULEIRO COM CONTEÚDOS DE SINTAXE NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EMANUELA RODRIGUES DE OLIVEIRA
GT10 O TEXTO LITERÁRIO EM AULAS DE LE: REPRESENTAÇÕES DOS PROFESSORES EMERSON PATRÍCIO DE MORAIS FILHO
GT12 A ARTE DA PALAVRA COMO LUGAR DE RESISTÊNCIA E DE RESGATE DA MEMÓRIA EMILY THAIS BARBOSA NEVES
GT9 ARGUMENTATIVIDADE NO GÊNERO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: O USO DOS MODALIZADORES, DOS OPERADORES ARGUMENTATIVOS E DA POLIFONIA ENUNCIATIVA ERIVALDO PEREIRA DO NASCIMENTO
Coautores:
  • VANESSA SANTOS DA SILVA
  • MARIA EDUARDA OLIVEIRA ALVES
GT1 TORNAR-SE PROFESSOR: AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A FORMAÇAO DO GRADUANDO DE LETRAS FERNANDA BARBOZA DE LIMA
Relato de Experiência RELATO DE EXPERIÊNCIA: O ESTUDO DA LITERATURA NO ENSINO MÉDIO FERNANDA SOARES FIGUEIREDO
Coautores:
  • JENIFFER DE OLIVEIRA BARBOSA
  • JÉSSICA DA SILVA NASCIMENTO
GT12 DISCUTINDO METODOLOGIAS DE ABORDAGEM DO TEXTO LITERÁRIO EM SALA DE AULA: LEITURA SUBJETIVA EM FOCO FRANCILDA ARAÚJO INÁCIO
Coautores:
  • HELLEN JACQUELINE FERREIRA DE SOUZA DANTAS DE AGUIAR
  • GIRLENE MARQUES FORMIGA
Relato de Pesquisa UMA ANÁLISE DA ESTILÍSTICA NO ROMANCE LITURGIA DO FIM, DE MARILIA ARNAUD. GABRIELE DE SOUZA
GT5 POR UMA FORMAÇÃO DE LEITORES LITERÁRIOS À LUZ DA PERSPECTIVA DOS MULTILETRAMENTOS GÊLDA KARLA DA SILVA MARQUES
Coautores:
  • MICHEL PRATINI BERNARDO SILVA
GT12 OS ANIMAIS TÊM RAZÃO: A LEITURA LITERÁRIA EM SALA DE AULA GILDIANE ALMEIDA SILVA GOMES
Coautores:
  • MARIA SUELY DA COSTA
GT17 OS ESTUDOS CULTURAIS E OS FEMINISMOS PLURAIS NA LITERATURA DE AUTORIA FEMININA NICARAGUENSE GIOVANNA DE ARAÚJO LEITE
GT18 O GÊNERO INSTRUÇÃO DE PERCURSO APLICADO AO ENSINO DA LIBRAS GIRLAINE FELISBERTO DE CALDAS AGUIAR
GT9 A COLOCAÇÃO PRONOMINAL NO LIVRO DIDÁTICO PORTUGUÊS - CONEXÃO E USO: A NORMA PADRÃO OU A NORMA CULTA? GUSTAVO ALEXANDRE FERREIRA DA SILVA
Coautores:
  • RICARDO MÚCIO MACÊDO DE ARAÚJO
  • MARCELO AVELINO XAVIER
GT17 ARGUEIRINHA: MEMÓRIAS DE PEDRAS SERIDOENSES HADOOCK MEDEIROS
Coautores:
  • ANDRÉIA MARIA DA SILVA LOPES
Relato de Pesquisa “DO RAPTO DAS CEBOLINHAS” A “O GÊNIO DO CRIME”: PROPOSTAS DE LITERATURA NA SALA DE AULA HELLEN JACQUELINE FERREIRA DE SOUZA DANTAS DE AGUIAR
Coautores:
  • KELLY SHEILA INOCENCIO COSTA AIRES
GT7 UMA VISÃO DIALÓGICA DAS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO BÁSICA HELOISA MEDEIROS DA SILVA
Coautores:
  • MARIA EDUARDA RODRIGUES MOURA DA ROCHA
Relato de Pesquisa AS PRINCIPAIS DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA NA ESCOLA ESTADUAL LUIZ APRÍGIO IANCA LADIANE GRILO BARBALHO
Coautores:
  • PALOMA SABATA LOPES DA SILVA
GT12 PRESENÇA DO CORDEL NA 10ª FLIBO: DO FOLHETO À DECLAMAÇÃO IASMIN ARAÚJO BANDEIRA MENDES
GT19 ENTENDENDO AS SEMELHANÇAS E AS DIFERENÇAS ENTRE PROSA LITERÁRIA E POESIA ILCEE CORTEZ
GT12 REINVENTANDO HISTÓRIAS : INFERÊNCIAS PARA A VELHINHA QUE DAVA NOME ÀS COISAS IRANY ANDRÉ LIMA DE SOUZA
Coautores:
  • ANA PAULA SERAFIM MARQUES DA SILVA
  • JHENNEFER ALVES MACÊDO
Relato de Pesquisa A REPRESENTAÇÃO DA MODERNIDADE LÍQUIDA EM MEMÓRIAS DE UM SARGENTO DE MILÍCIAS ISABELLY KAROLINE DA SILVA MIGUEL
GT11 A RELAÇÃO ENTRE MORTE, TEXTO E ILUSTRAÇÃO NA LITERATURA INFANTIL ATUAL JAINE BARBOSA
Coautores:
  • DANIELA SEGABINAZI
GT17 UMA REPRESENTAÇÃO DA SOCIEDADE: CONTOS CONTEMPORÂNEOS EM “DOIS BURACOS PARA OS MEUS OLHOS” DE RINALDO DE FERNANDES. JANILE SIMONY RODRIGUES BANDEIRA
Coautores:
  • ANA ODILIA MARQUES ESTRELA DE ABRANTES
Relato de Experiência A INSERÇÃO DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO CONTEXTO CIENTÍFICO DO ENSINO SUPERIOR JEAN BRITO DA SILVA
Coautores:
  • LINDALVA JOSÉ DE FREITAS
GT7 RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: OS GÊNEROS TEXTUAIS E SUA APLICABILIDADE/FUNCIONALIDADE NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA JEANNE MARIA OLIVEIRA
GT11 OS LEITORES DIANTE DA REPRESENTAÇÃO DA MORTE NA LITERATURA INFANTIL: UMA ABORDAGEM EM SALA DE AULA JHENNEFER ALVES MACÊDO
Coautores:
  • JAINE BARBOSA
  • DANIELA SEGABINAZI
GT11 CAPAS E ILUSTRAÇÕES: PROTOCOLOS DE LEITURA EM PETER PAN, DE MONTEIRO LOBATO JOAES CABRAL DE LIMA
Coautores:
  • DANIELA SEGABINAZI
Relato de Pesquisa POESIA BIOGRÁFICA: REPRESENTAÇÃO DE GÊNERO E RESISTÊNCIA JOÃO VICTOR RIBEIRO DA SILVA
GT12 LITERATURA FANTÁSTICA: UM CAMINHO PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES CRÍTICOS JOAZ SILVA DE MELO
GT2 ANÁLISE DE GÊNEROS EM CONTEXTO ESPECÍFICOS: DOIS RESUMO SOB AS PERSPECTIVAS DO ESP E DOS LETRAMENTOS ACADÊMICOS JOHN HÉLIO PORANGABA DE OLIVEIRA
GT1 PRODUÇÃO DE RELATOS REFLEXIVOS PESSOAIS: CONTRIBUIÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA JOSENILDO BARBOSA FREIRE
Relato de Pesquisa MANO DE OBRA E CAPÃO PECADO: AGENCIAMENTOS, CONEXÕES E POBREZA NA LITERATURA LATINO-AMERICANA CONTEMPORÂNEA JOSIVÂNIA DA CRUZ VILELA
Coautores:
  • WANDERLAN ALVES
GT19 A INSERÇÃO DA LITERATURA SURDA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADE NO ENSINO PARA OS ALUNOS SURDOS. JOYCE GOMES DE ALENCAR
Relato de Pesquisa TRADUÇÃO DO HUMOR NAS LEGENDAS DA SÉRIE THE OFFICE JOYCE LUNA
GT12 O TEXTO LITERÁRIO NA ROTINA DIÁRIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS JULLYANE GLAICY DA COSTA FERREIRA
GT1 PROJETO DE LETRAMENTO “ARIANO SUASSUANA DE TAPEROÁ”: ENTRE ESCRITAS E HISTÓRIAS VIVIDAS KARINE VIANA AMORIM
GT6 A FORMAÇÃO DO PROFESSOR-LEITOR: HISTÓRIAS, PRÁTICAS E DISCURSOS SOBRE A LEITURA KEILA GABRYELLE LEAL ARAGÃO
Relato de Pesquisa LIBRAS PARA OS OUVINTES: A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS PEDAGÓGICOS PARA O ENSINO DA LIBRAS. KÍVIA KARLA DE FIGUEIREDO PEREIRA
Coautores:
  • CONCEIÇÃO DE MARIA COSTA SAÚDE
Relato de Pesquisa O MEIO, O HOMEM E A ÁRVORE: ELEMENTOS GRÁFICOS E CONSTRUÇÃO DE SENTIDO NO LIVRO DE IMAGENS LARYSSA TATYANE DA SILVA FARIAS
Coautores:
  • MÁRCIA TAVARES
Relato de Experiência A PRODUÇÃO ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA COM O GÊNERO DIÁRIO PESSOAL LÍVIA HENRIQUE DE OLIVEIRA
Coautores:
  • JANAINA PONTES
GT17 A COMENSALIDADE E A CORPORIEDADE EM JORGE AMADO LORENA GOIS DE LIMA CAVALCANTE
GT13 TECENDO OS FIOS DA MEMÓRIA DA DITADURA ATRAVÉS DA LITERATURA: INVENTÁRIO DE CICATRIZES NA SALA DE AULA DE HISTÓRIA. LUANNA MICHAELLY SOARES RODRIGUES
GT1 A PRÁTICA DA PRODUÇÃO TEXTUAL NA SALA DE AULA NO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA NA CIDADE DE JOÃO PESSOA-PB LUCÉLIA DA CRUZ SILVA
Coautores:
  • DESIRÉE CAVALCANTE NUNES
  • FRANCINILDA DE BRITO SANTOS
GT12 O VOO DA POESIA DE PATATIVA DO ASSARÉ NA MEDIAÇÃO DO TEXTO POÉTICO EM SALA DE AULA LUCICLAÚDIA ALVES SILVA
Coautores:
  • NAELZA WANDERLEY
GT9 CARTA DENÚNCIA EM SALA DE AULA: ENSINO DE PRODUÇÃO TEXTUAL E ARGUMENTAÇÃO A PARTIR DA REALIDADE SOCIAL MANOEL MESSIAS BELISARIO NETO
Coautores:
  • ERIVALDO PEREIRA DO NASCIMENTO
Relato de Pesquisa ARTIGO E INTERJEIÇÃO: USO, CONCEPÇÕES E ENSINO. MANOELA ANDRADE SILVA
Coautores:
  • VIVIANE MARIA DA CRUZ SILVA SILVA
  • MARIA RAQUEL DA SILVA NUNES
GT2 COLÓQUIO DE ESCRITA CIENTÍFICA: UMA POSSIBILIDADE METODOLÓGICA PARA INSERÇÃO DOS DISCENTES NA COMUNIDADE DISCURSIVA ACADÊMICA MARCELA DE MELO CORDEIRO EULÁLIO
Coautores:
  • MICAELA DE MELO CORDEIRO EULÁLIO
GT9 LEITURA E CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS EM TEXTOS DIVERSOS: UM OLHAR SOBRE A PRESSUPOSIÇÃO MARCOS ANTÔNIO SILVA
Coautores:
  • ANNA LIBIA ARAÚJO CHAVES
Relato de Experiência OS EFEITOS DA CONSTRUÇÃO DE ATIVIDADE DIAGNÓSTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA MARIA ALINE RODRIGUES BEZERRA
Coautores:
  • LARYSSA TATYANE DA SILVA FARIAS
GT2 DIDATIZAÇÃO DE GÊNERO NA UNIVERSIDADE: DO ARTIGO ACADÊMICO À NOTÍCIA DE POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA MARIA AUGUSTA REINALDO
Coautores:
  • FRANCY IZABELLY DE OLIVEIRA MACEDO
GT12 ENCONTROS NA PENÍNSULA, DE MILTON HATOUM: UM REENCONTRO COM MACHADO DE ASSIS MARIA BETÂNIA DA COSTA ATAÍDE
GT12 MONTEIRO LOBATO E LUZIA TEREZA: CONSTRUINDO SENTIDOS NA RELAÇÃO DE “A MADRASTA” E “A MENINA DOS CABELOS DE OURO”. MARIA BETÂNIA PEIXOTO MONTEIRO DA ROCHA
Coautores:
  • EMMANUELLE FERREIRA COUTINHO
  • RENATA JUNQUEIRA DE SOUZA
GT9 ESTUDO DA (S) NORMA (S) E A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO LIVRO PORTUGUÊS LINGUAGENS: ANÁLISE E PROPOSTA MARIA DAS GRAÇAS BERNARDO DE OLIVEIRA
Coautores:
  • ALCIONE VIEIRA DA SILVA
  • LUCIMÁRIO AUGUSTO DA SILVA
GT1 PRÁTICAS DE ESCRITA E FORMAÇÃO CIDADÃ: UMA EXPERIÊNCIA COM PROJETO DE LETRAMENTO MARIA JOSÉ DE ANDRADE
Coautores:
  • LAURENIA SOUTO SALES
GT13 A REPRESENTAÇÃO FEMININA POTIGUAR NO CANTO DO CORDEL MARIA SUELY DA COSTA
Coautores:
  • JOÃO VICTOR RIBEIRO DA SILVA
GT6 FAKE NEWS: UMA PROPOSTA DE ANÁLISE DE REPORTAGENS EM JORNAIS ONLINE EM CONTEXTO DE ENSINO DE LÍNGUAS MARIA VALERIA SIQUEIRA MARQUES MARQUES
Relato de Experiência RELATO DE EXPERIÊNCIA (PIBID): LITERATURA, DISCUSSÃO E DIREITOS HUMANOS. MARIANA MOREIRA DOS SANTOS
Coautores:
  • MAYSA HELLEN DA SILVA CAVALCANTI
GT12 O AUTO DA COMPADECIDA: A LEITURA DO TEXTO LITERÁRIO PELA PERSPECTIVA DISCURSIVA PARA A FORMAÇÃO DO ALUNO-LEITOR MEILENE CARVALHO PEREIRA PONTES
GT1 FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: QUAL O PAPEL DA PRODUÇÃO TEXTUAL? MEIRE VIRGINIA CABRAL GONDIM
Coautores:
  • ANA CÉLIA CLEMENTINO MOURA
GT14 LETRAMENTO DIGITAL NO PLANEJAMENTO DE PROFESSORES DE INGLÊS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: IMPLICAÇÕES E CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL MICHAEL GOUVEIA DE SOUSA JÚNIOR
Coautores:
  • FRANCISCO GABRIEL CORDEIRO DA SILVA
GT18 FORMAÇÃO DOCENTE E A DISCIPLINA DE AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM: ANALISANDO O PROCESSO DE APRENDIZAGEM MICHELLE MÉLO GURJÃO ROLDÃO
Coautores:
  • JAMILLE SOUSA DUARTE
  • ZALICIEIRO PATRICIO DA SILVA
GT7 LÍNGUA E LITERATURA A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA DIALÓGICA: UMA ANÁLISE DO POEMA “PESSOA” DE ARNALDO ANTUNES MONIQUE GALDINO QUEIROZ
GT9 O ESTUDO SOBRE GÊNEROS TEXTUAIS NA COLEÇÃO SINGULAR E PLURAL MONIQUE VIANA DE ANGELO
Coautores:
  • OZANA PAULINO SOARES
Relato de Experiência GÊNERO CRÔNICA COMO INSTRUMENTO DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NATÁLIA LUCZKIEWICZ DA SILVA
GT17 O POÉTICO E O AUTOBIOGRÁFICO EM ALEJANDRA PIZARNIK PAULLINA LÍGIA SILVA CARVALHO
Relato de Experiência A ESCRITA COMO UMA PRÁTICA SOCIAL E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. PAULO CÉSAR DA SILVA
Relato de Experiência LITERATURA DE CORDEL, MEMÓRIA E EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA AÇÕES DE EXTENSÃO PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES PHELIPPE MESSIAS DE OLIVEIRA MOREIRA
Coautores:
  • BRUNA TARGINO DIAS GARCIA
  • YASMIN DE ANDRADE ALVES
GT8 ANÁLISE LINGUÍSTICO-DISCURSIVA DE RELATÓRIOS DE ESTÁGIO DE ALUNOS DE ARTE RAFAELA CRISTINA OLIVEIRA DE ANDRADE
GT9 O ESTUDO DOS GRAUS DO SUBSTANTIVO NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA REBECA RANNIELI ALVES RIBEIRO
GT5 O TANDEM COMO CONTEXTO DE APRENDIZAGEM INTERCULTURAL DE LÍNGUA ESPANHOLA RICKISON CRISTIANO DE ARAÚJO SILVA
Coautores:
  • MARIA LÚCIA SERAFIM
GT17 O DIALOGISMO DA MEMÓRIA: COLETIVIDADE E SUBJETIVIDADE FEMININA NEGRA ROBERTA TIBURCIO BARBOSA
GT10 NOITE DE LUA: UMA PROPOSTA DE ENSINO DE LEITURA LITERÁRIA NO RITMO DA POESIA DE CORDEL RÔMULO RODRIGUES DE OLIVEIRA
Coautores:
  • MARIA SUELY DA COSTA
GT12 A LITERATURA DE CORDEL E O TRABALHO COM O TEXTO LITERÁRIO EM SALA DE AULA NO ENSINO FUNDAMENTAL ROZANIA FERREIRA SERIKAWA
Coautores:
  • NAELZA WANDERLEY
Relato de Experiência PD (RELATO DE EXPERIÊNCIA) RELATO DE EXPERIÊNCIA EM OFICINAS LITERÁRIAS: A ATRATIVIDADE DA LITERATURA PARA A FORMAÇÃO DE NOVOS LEITORES NA EDUCAÇÃO BÁSICA SOLANGE DINIZ
GT17 HIPERSENSIBILIDADE DOS CORPOS: ARTE E SEXUALIDADE, NO ROMANCE O QUARTO FECHADO, DE LYA LUFT SUELANEA CARNEIRO DA SILVA
GT17 CORPO, ENVELHECIMENTO E REPRESENTAÇÃO NO CONTO AOS SESSENTA E QUATRO, DE CÍNTIA MOSCOVICH TATIANE PEREIRA FERNANDES
GT1 A ESCRITA NOS PRIMEIROS ANOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL PRÁTICAS DOCENTES EM DUAS ESCOLAS FEDERAIS DA PARAÍBA THAIS THALYTA DA SILVA
Coautores:
  • THAÍS OLIVEIRA DE LIMA
GT5 O GÊNERO COMENTÁRIO DE FACEBOOK: UM RECURSO COMPLEMENTAR PARA O ENSINO THALYNE MENEZES
Relato de Pesquisa PRÁTICAS DE LETRAMENTO TRABALHADAS POR EDUCADORES NA ALFABETIZAÇÃO DE EDUCANDOS DA EJA URANDY ALVES DE MELO
GT11 UM OLHAR PARA A ILUSTRAÇÃO EM O PARAÍSO SÃO OS OUTROS, DE VALTER HUGO MÃE VALNIKSON VIANA DE OLIVEIRA
Coautores:
  • CRISTINA DUARTE
Relato de Pesquisa ENTRE OS SUJEITOS NATIVO E IMIGRANTE: UMA LEITURA DISCURSIVA DE PETIT PAYS DE GAËL FAYE VICTOR MONTEIRO DA CUNHA
Relato de Experiência ESTRATÉGIAS PARA A FORMAÇÃO DE ALUNOS LEITORES DE TEXTOS LITERÁRIOS: A SEQUÊNCIA EXPANDIDA E SEUS FUNDAMENTOS VITÓRIA DA SILVA FIGUEIREDO
Coautores:
  • ANA PAULA ALEXANDRIA NUNES
Relato de Experiência GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE ESCRITA YAMINNE DINIZ FELINTO