Informações: +55 (83) 2101-1225 | 1221
04 a 06 de dezembro de 2019
CAMPUS DA UFCG
CAMPINA GRANDE - PARAÍBA

GT3 – PRÁTICAS E PROPOSTAS DE INCLUSÃO SOCIAL NO ENSINO DE LÍNGUAS

A discussão sobre o desenvolvimento e a efetiva viabilização de práticas de educação inclusiva em todos os níveis de ensino – desde a Educação Básica até o espaço acadêmico- se faz primordial, contemporaneamente, tendo em vista os constantes conflitos que professores vivenciam em sua prática, pelo fato de, na maioria das vezes, esses apresentarem representações pré-concebidas sobre o aluno com deficiências e/ou ainda não serem capacitados para atender às demandas dessa cultura e, portanto, acabarem não cumprindo o papel esperado de “mediador intercultural” (FAGUNDES e FONTANA, 2016) nem contribuírem para a participação social do discente no ensino. Logo, o presente grupo de trabalho objetiva reunir pesquisas concluídas ou em andamento que proponham a discussão sobre práticas, avaliação, relatos e propostas de inclusão no ensino de línguas (materna, estrangeira), seja em contexto de formação ou no exercício da docência. Coadunando com as concepções teóricas da Linguística Aplicada, compreendemos que essa questão é um problema de interesse social em que a linguagem exerce um papel central, colaborando para a construção de alternativas sociais para os sujeitos que representam “as vozes do Sul” (MOITA LOPES, 2009) e que, em sua maior parte, são marginalizados.

PROGRAMAÇÃO GT3