Informações: +55 (83) 2101-1225 | 1221
04 a 06 de dezembro de 2019
CAMPUS DA UFCG
CAMPINA GRANDE - PARAÍBA

GT8 – DIDATIZAÇÃO, CONSTRUÇÃO DE SABERES E ANÁLISE DE TEXTOS ACADÊMICO-CIENTÍFICOS

Este Grupo de Trabalho (GT), por defender a indissolubilidade da interligação entre aspectos linguísticos, psicológicos e sociais, como também a clareza desses aspectos em práticas linguageiras situadas (ou nos textos-discursos) (BRONCKART, 2006), justifica-se por reunir pesquisas concluídas ou em andamento que, de um lado, fortaleçam perspectivas de estudos que tematizam dispositivos didáticos e abordagens pedagógicas na/para formação universitária, a partir de textos escritos; e de outro, que evidenciem articulações teórico-metodológicas nos estudos da linguagem acadêmica. Objetiva-se, nesse sentido, a) possibilitar a reflexão sobre questões atuais a respeito da didatização, dos saberes teóricos e da análise de gêneros discursivos/textuais na universidade em diferentes disciplinas das ciências humanas/sociais, de modo a agregar pesquisas que tomam os textos acadêmico-científicos como objeto de estudo; e b) discutir as suas características composicionais, atrelando a uma reflexão acerca do planejamento didático-pedagógico, do ensino-aprendizagem e da produção desses textos no âmbito institucional. Para tanto, espera-se que a discussão, aqui encaminhada, tenha como suporte quaisquer bases teórico-metodológicas, a exemplo da Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY, 2004), das sociorretóricas (SWALES, 1990), da Interacionista Sociodiscursiva na Linguística Aplicada (BRONCKART, 1999, 2006, 2008), da Análise Dialógica do Discurso (BAKHTIN, 2010), bem como das diversas perspectivas de estudos dos discursos de orientação francesa (FOUCAULT, 2010).

PROGRAMAÇÃO GT8