Informações: +55 (83) 2101-1225 | 1221
04 a 06 de dezembro de 2019
CAMPUS DA UFCG
CAMPINA GRANDE - PARAÍBA

O Congresso

O termo seminário deriva do latim “seminarium” e é costumeiramente utilizado no sentido de “semear ideias”. Na esfera acadêmica,  Seminário, escrito em letra maiúscula, assume um sentido particular quando passa a designar evento no qual se expõem ideias resultantes de trabalhos acadêmicos, o que não deixa de ser uma “semeadura.”
 
O Seminário Nacional sobre Ensino de Língua Materna, Estrangeira e de Literaturas (SELIMEL) é um evento bienal realizado pela Unidade Acadêmica de Letras (UAL) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Esse evento nasceu em 1997 da iniciativa de Professores dos Cursos de Especialização, vinculados ao Departamento de Letras do Campus II da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Com a transformação daquele campus em UFCG, os Professores da UAL, juntamente com o Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino (PPGLE), deram continuidade à realização deste Seminário.
 
Esta edição comemora dupla conquista para Campina Grande.  Primeiro, os 40 anos dos cursos de Licenciatura em Letras que nasceram da visionária gestão do Reitor Lynaldo Cavalcanti.  Em 1979,  foi proposta a criação dos cursos de Licenciatura em Letras com habilitação em vernáculo, Inglês e Francês e suas respectivas literaturas no Campus II da UFPB que até então contava apenas com cursos de Engenharia e Medicina.  O primeiro vestibular deu-se em 1980 e a primeira turma formou-se em 1983. Hoje, além desses, a Unidade Acadêmica de Letras oferta Letras: Espanhol, Libras e Letras Francês-Português.  Esses cursos são referência na formação de professores em todo o Nordeste.  Entre seus egressos vários são professores da UAL.  A segunda conquista diz respeito aos  15 anos do PPGLE, um dos 5 Programas de Pós-graduação no Brasil, na modalidade acadêmico, a problematizar as relações entre linguagem e ensino. Ao longo de sua existência, o Programa formou 265 mestres que atuam tanto na rede básica de educação como no ensino superior.
 
Inserido nessa realidade, o XI SELIMEL tem por objetivo promover o diálogo entre os estudos literários, linguísticos e áreas afins, com vistas a aprofundar o diálogo sobre o papel da linguagem nas mais distintas formas de participação do cidadão em contextos, sejam eles de ensino ou de efetiva construção e desenvolvimento social. Nesta edição, o evento tem como tema LINGUAGENS, ENSINO E PARTICIPAÇÃO SOCIAL; a partir dele serão desenvolvidas conferências, mesas redondas, minicursos, grupos de trabalho e sessões de pôsteres digitais, com a participação de pesquisadores, membros de grupos de pesquisa de várias IES, discentes de graduação e pós-graduação, bem como profissionais da educação básica a partir de quatro linhas temáticas, a saber:
 
  • Ensino de língua(gens) em língua materna e estrangeira
  • Práticas leitoras, produção, tradução e circulação de textos literários/não literários em diversos suportes
  • Formação docente para o ensino de línguas (materna, estrangeira) e literaturas
  • Identidades e memórias nas relações interculturais
 
O evento será realizado no período de 04 a 06 dezembro de 2019. Promovido pela UAL/UFCG e pelo PPGLE, contará o com apoio da Direção do Centro de Humanidades, das Pró-Reitorias de Administração, de Ensino e de Pós-Graduação e Pesquisa, da UFCG e da Editora da UFCG (EDUFCG).
 
A expectativa da Comissão é de que os participantes e colaboradores sintam-se acolhidos e desejosos de desfrutarem da programação, participando tanto dos momentos acadêmico-científicos como de momentos culturais, afinal, há sempre algo que escapa ao científico; o território do sentir é seara em que muitas sementes precisam ser lançadas, disseminando harmonia entre ciência e sentimento.
 
É com a certeza de que a produção acadêmica da universidade pública é fundamental para fortalecer a participação social democrática que a comissão organiza esta fecunda edição do SELIMEL e dá as boas-vindas a todos e todas!