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04 a 06 de dezembro de 2019
CAMPUS DA UFCG
CAMPINA GRANDE - PARAÍBA

Faltam 51 dias
para a abertura do seminário

Informações Gerais

Normas gerais para submissão de trabalhos

O SELIMEL se organiza em dois espaços de apresentação de trabalho: os Grupos de Trabalho (GT) e os Painéis Digitais (PD).

Os GT, definidos a partir de propostas submetidas à primeira circular do XI SELIMEL e alinhados às quatro linhas temáticas desta edição do evento, aceitam  trabalhos de pesquisa (concluídas ou em andamento), elaboradas em nível de pós-graduação (lato e strito sensu) por alunos e/ou professores. O objetivo deste espaço de trabalho é congregar pesquisadores de diferentes programas e cursos tendo em vista mapear as principais tendências no campo da pesquisa que focaliza a lingua(gem), a(s) literatura(s), o ensino e a participação social. Para isso, os trabalhos serão apresentados 10 minutos.

No último dia do evento, os coordenadores de GT se reunião numa sessão plenária para indicar essas tendências com base nos trabalhos apresentados. Além disso, os trabalhos são avaliados pelos coordenadores dos GT, a partir de critérios previamente definidos pela Comissão Científica, e os melhores avaliados são indicados para submissão à Revista Leia Escola que, se aceitos, deixam de ser publicados nos Anais do evento. Caso não sejam aceitos serão publicados nos Anais do evento.

Os PD acolhem dois tipos de trabalho: relatos de pesquisa elaborados em programas de iniciação científica ou em TCC e relatos de experiência de ensino (já concluídas) realizadas na educação básica ou no ensino superior. O objetivo deste espaço é dar visibilidade aos pesquisadores iniciantes e estimular a divulgação de experiências de ensino. Opta por painéis digitais para prestigiar o uso das TIDCs e valorizar a exposição oral como o gênero acadêmico.  Tendo em vista ser um espaço de apoio à formação de pesquisadores e de professores, o SELIMEL orienta que os relatos de pesquisa ou de ensino sejam feitos em 10 minutos e disponibiliza um modelo de slide que envolve as principais etapas desses tipos de relatos.


Resumo para GTs

Serão aceitas inscrições dos pesquisadores em, no máximo, dois trabalhos, um na condição de autor e outro na de coautor. Cada trabalho deverá ter, no máximo, três participantes. Os resumos devem obedecer às seguintes normas:

 

  • Título do trabalho centralizado, caixa alta, fonte Times New Roman, tamanho 12.
  • Nome do autor e coautor(es) (se houver) alinhado(s) à direita, em fonte Times News Roman 11 (sobrenome em caixa alta). Em nota de rodapé, colocada junto ao sobrenome do primeiro autor,deverá constar  instituição do(s) autor(es), grupo de pesquisa e instituição do(s) autor(es) e e-mail.
  • Texto entre 300 a 400 palavras, contendo objetivo(s) do trabalho, fundamentação teórica, metodologia, resultados (finais ou parciais). Fonte Times New Roman 12, espaçamento simples, formato Word 2003 ou superior. Palavras-chave (no máximo quatro) separadas por ponto e vírgula.
  • Os resumos devem ser submetidos apenas em língua portuguesa.

Resumos fora das normas ou fora do prazo de submissão não serão avaliados.

Painel Digital
RELATO DE PESQUISA 

Serão aceitas inscrições alunos de graduação em, apenas, um trabalho que poderá ter, no máximo, dois participantes, sendo um deles o professor orientador da pesquisa.

  • Título do trabalho centralizado, caixa alta, fonte Times New Roman, tamanho 12.
  • Nome do autor e coautor alinhados à direita, em fonte Times News Roman 12 (sobrenome em caixa alta). Em nota de rodapé, colocada junto ao sobrenome do primeiro autor,deverá constar  instituição do(s) autor(es), grupo de pesquisa e instituição do(s) autor(es) e e-mail.
  • Texto entre 200 a 300 palavras, contendo objetivo(s) do trabalho, fundamentos teóricos, metodologia e resultados. Fonte Times New Roman 12, espaçamento simples, formato Word 2003 ou superior. Palavras-chave (no máximo quatro) separadas por ponto.
  • Os resumos devem ser submetidos apenas em língua portuguesa.

Resumos fora das normas ou fora do prazo de submissão não serão avaliados.

Painel Digital
RELATO DE EXPERIÊNCIA

Serão aceitas inscrições de professores e estagiários da educação básica ou superior em, no máximo, três trabalhos, um na condição de autor e outro na de coautor. O trabalho poderá ter, no máximo, quatro participantes, se um deles for o orientador da experiência de ensino.

  • Título do trabalho centralizado, caixa alta, fonte Times New Roman, tamanho 12.
  • Nome do autor e coautor(es) (se houver) alinhados à direita, em fonte Times News Roman 12 (sobrenome em caixa alta). Em nota de rodapé, colocada junto ao sobrenome do primeiro autor,  deverá constar instituição do(s) autor(es), grupo de pesquisa e instituição do(s) autor(es) e e-mail.
  • Texto entre 200 a 300 palavras, contendo descrição do contexto de realização da experiência incluindo indicação do componente curricular, objetivo(s) do trabalho pedagógico, justificativa(s), resultados alcançados Fonte Times New Roman 12, espaçamento simples, formato Word 2003 ou superior. Palavras-chave (no máximo quatro) separadas por ponto e vírgula.
  • Os resumos devem ser submetidos apenas em língua portuguesa.

Resumos fora das normas ou fora do prazo de submissão não serão avaliados.


Normas para envio

Para o envio do  resumo e do trabalho completo deve ser considerada esta organização sequencial:

  • Indicação do GT ou PD no qual se inclui o trabalho, em fonte Times New Roman, tamanho 12, normal, centralizado.
  • Título do trabalho, em fonte Times New Roman, tamanho 12, maiúscula, em negrito, centralizado.
  • Nomes completos do(s) autor(es), seguido de instituição, na mesma letra e tamanho, sem negrito, com alinhamento à direita.
  • Composição textual.

Publicação dos Trabalhos

Os resumos, artigos e relatos de experiências serão publicados em anais. É necessária uma criteriosa revisão do texto pelo(s) autor(es), pois, se aprovados, os trabalhões serão publicados na íntegra, conforme tenham sido encaminhados. A comissão organizadora também não assumirá qualquer responsabilidade sobre questões relativas à autoria e ao conteúdo publicado.


Observação

Os resumos e trabalhos completos só serão publicados nos anais se o(s) autor(es) estiverem devidamente inscritos no evento e com o pagamento de inscrição confirmado.